Mato Grosso do Sul dispõe de muitas belezas naturais, apresentando rios de grande piscosidade, ecossistemas complexos e únicos no mundo e uma biodiversidade preservada. Entre seus atrativos destacam-se o Pantanal - a maior planície alagada do Planeta e que foi reconhecida como o Patrimônio Natural da Humanidade.
O local abriga pelo menos 665 espécies de aves, duas mil de plantas e 263 espécies de peixes, o que atrai pescadores de todo o país. Em Bonito, os atrativos dividem-se em visitas a grutas e mergulhos em águas límpidas e cachoeiras. Segundo a Superintendência de Turismo, o Estado oferece, principalmente, o turismo de pesca, de negócios, contemplativo, de compras e aventura.
Pelo menos 40% dos atrativos turísticos do Estado são naturais e ecológicos; 16% estão distribuídos na categoria histórico-culturais; 28% estão na categoria folclore; 6% estão em realizações técnicas e científicas e 10% encontram-se na categoria eventos programados.
Cidades com Potencial Turístico
Aparecida do Taboado
Cidade localizada às margens do Rio Paraná, Aparecida do Taboado dispõe de praias naturais e fazendas, com o Balneário Lago Azul, Lagoa Suja e Biquinha. O local é propício para o turismo desportivo, rural, náutico e turismo de pesca amadora.
O município dispõe ainda de recursos de preservação histórico cultural, entre eles, a ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná.
Bataguassu
O município de Bataguassu fica às margens do Rio Paraná e também é cortado pelo Rio Pardo. Com rios piscosos, a cidade é o ponto de turismo de pesca e eventos.
Bonito
Dotado de grutas, aquário natural, cachoeiras e diversos hotéis fazendas, o município de Bonito tem atraído turistas do Brasil e de diversas partes do mundo. Segundo o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado (PDTUR-MS), a cidade realiza Turismo Negócios, Turismo Desportivo, Turismo de Aventura e Ecoturismo.
Entre os principais pontos visitados estão a Gruta do Lago Azul, Aquário Natural Baía Bonita, cachoeiras do Rio do Peixe e do Rio Mimoso. Mergulhos pelo rio Aquidaban, passeios de bote que culminam na Ilha do Padre, entre tantos outros.
Campo Grande
Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande vem se despontando no setor turístico oferecendo aos visitantes o Turismo Negócios, Turismo Desportivo, Rural, Cultural, Ecoturismo, Turismo Religioso, Gastronômico e de Eventos.
A cidade é dotada de diversas atrações naturais como a reserva florestal do Parque dos Poderes, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, o Parque das Nações Indígenas e o Horto Florestal.
Corumbá
Considerada a Capital do Pantanal, Corumbá fica às margens do Rio Paraguai e na fronteira com a Bolívia. A cidade dispõe de uma série de hotéis fazendas e oferece o Turismo Rural, Cultural, Ecoturismo, Turismo Religioso, Turismo Náutico, de Pesca Amadora e Turismo de Lazer.
No município o visitante pode visitar locais de importância histórica e cultural como o Mirante do Morro do Azeite, Mirante do Pantanal, o Museu do Pantanal - Instituto Luiz de Albuquerque, o Casario do Porto. O artesanato local pode ser conferido na Casa Massabarro e na Casa do Artesão.
- leia mais: www.corumba.com.br
Costa Rica
Dotada de belezas naturais como orquidário, furnas, cachoeiras e canions, Costa Rica está despontado no turismo de aventura e ecológico. O visitante não pode passar pelo município sem conhecer as grutas com escritas rupestres e a Água Santa - local onde tudo o que nela cai, flutua.
Coxim
Praias, balneários e cachoeiras são atrativos naturais que podem ser conferidos em Coxim. O município oferece turismo de pesca, rural, cultura, de negócios, de aventura e ecoturismo.
Dourados
O segundo maior município de Mato Grosso do Sul em número de habitantes, Dourados foi fundado no século 19 e era habitado por gaúchos, paraguaios e índios da tribo Caiuá.
A cidade é dotada de bancos, faculdades e indústrias e oferece turismo de negócios, desportivo, rural e cultural.
Jardim
Turismo rural, de aventura e ecológico. Em Jardim o visitante pode desfrutar de passeios contemplativos em hotéis fazenda e com muita adrenalina em trilhas, rapel e mergulhos. Entre os principais atrativos estão o Recanto Ecológico Rio da Prata, o balneário municipal e o Buraco do Sapo, onde encontram-se fósseis de mamute, preguiças gigante, cavalo pré-histórico (Macranquênia), sucuri gigante e peixes albinos.
Miranda
A oeste do Estado, limita-se com os municípios de Corumbá, Porto Murtinho, Bonito, Nioaque, Aquidauana, Anastácio, famosa pela piscosidade dos rios da região e pela diversidade de sua fauna.
- leia mais: www.mirandams.com.br
Ponta Porã
Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã oferece turismo de negócios. O município recebe diariamente turistas em busca de compras em Pedro Juan Caballero , cidade paraguaia que fica do outro lado da Avenida Brasil.
Porto Murtinho
O município de Porto Murtinho oferece ao visitante turismo de lazer, de pesca, rural e desportivo. O município é banhado pelos rios Paraguai e Apa, que fazem fronteira com o Paraguai.
O turista pode atravessar o Rio Paraguai para fazer compras na linha internacional na Isla Margarita, localidade paraguaia. A cidade também fica bem próxima da Reserva Indígena Kadiwéu.
São Gabriel do Oeste
Com economia voltada para a agricultura e a indústria frigorífica, o município de São Gabriel do Oeste tem inúmeras belezas naturais a serem exploradas como grutas, nascentes, saltos e cachoeiras em diversas fazendas.
A cidade também é bastante conhecida por realizar anualmente a tradicional Festa do Leitão no Rolete, que além da degustação, envolve palestras do setor agropecuário.
Sonora
Criado em 1988, o município de Sonora é banhado pelos rios Piquiri e Correntes. A cidade é dotada de diversas praias e balneários, o que faz com que o município tenha todos os atrativos necessários para o turismo de pesca.
Três Lagoas
Na divisa de Mato Grosso do Sul com o Estado de São Paulo fica o município de Três Lagoas. Entre os dois Estados está a Usina Hidroelétrica de Jupiá, a cidade está ainda na rota do Gasoduto Bolívia-Brasil. Com rios, praias e balneários, o visitante encontra no município locais propícios para o turismo de negócios, ecoturismo, turismo náutico e de pesca. O principal ponto turístico da cidade é a Lagoa Maior, com área de praia com pedalinhos, jet-ski e pesca.
|